Mamonas Assassinas

Conta a história que os Mamonas Assassinas era uma banda de covers lá dos cafundós de Guarulhos. Chamada inicialmente de Utopia (a banda, não a cidade). Em um show algum engraçadinho pediu que eles tocassem um cover do Guns. Como não sabiam, pediram a ajuda da platéia e um cara se dispôs a cantar.
Pois é, esse cara era o Dinho, que fez umas palhaçaas e foi automaticamente assimilado pelo grupo (junto com o tecladista, o Rasec). ATé aí, tudo beleza, se não fosse o fato deles serem MUITO ruins como covers e começarem a tocar musicas prórias (mais engraçadas).
Os Mamonas Assassinas AINDA constam entre os 10 discos mais vendidos do Brasil, sua carreira durou apenas 7 meses, pois eles morreram em um acidente de avião no dia 2de Março de 1996. Há quem diga que eles só são lembrados como "mitos" por que não tiveram tempo de lançar um disco ruim.
Eu prefiro acreditar que Deus encarregou os Virgulóides e o Baba Cósmica disso (aliás, foi o baterista do Baba Cósmica, Rafael Ramos, quem insistiu para o pai, o diretor artístico João Augusto Soares, contratar os Mamonas.. pra variar, não acreditavam no talento e no humor como algo "vendável".. vai entender).
Voltando....
A banda foi responsável por alguns dos maiores hits da época: Pelados em Santos, Robocop Gay, Vira-vira. Cada uma de suas músicas tinha elementos que eu não me lembro de ter visto em canto algum: elas misturavam rock pop com punk e adicionavam coisas de OUTROS estilos, como forró, heavy metal, música brega e afins.
O que mais impressionava nos Mamonas era o fato de eles usarem palavrões, piadas de conotação sexual, e até elementos, digamos, "preconceituosos" (piadas com negros e gays) e NINGUÉM se sentir ofendido. Por que? Simples, a coisa era tão escrachada, tão boba e ao mesmo tempo tão sincera que era impossível ficar ofendido com eles.
Lembro, com carinho do refrão de Robocop Gay "Abra sua mente, gay também é gente". Hoje a música é tocada até na Parada Gay, como uma espécie de "hino".
Enfim, termino este post com uma tirinha do "Um Domingo Qualquer" que resumo tudo que sinto pela perda destes grandes músicos e pelo cenário musical da atualidade:

3 comentários:

  1. Realmente, uma grande perda. De vez em quando escuto algumas musicas deles. Surgiram do nada, arrebentaram, e ainda arrebentam, mesmo não estando fisicamente entre nós.

    Nao conheço esses grupos aí da tirinha(nao moro no Brasil), mas já ouvi falar - muito mal - de alguns deles. A tendência é piorar?

    ResponderExcluir
  2. Olha, José, acredito que não existe quem os tenha conhecido e não gostasse deles. Mesmo com aquelas letras, meus pais gostavam deles!!

    Escrevi uma crônica para a data, porque é muito difícil não lembrar do que a gente tava fazendo naquele dia.

    Abraços, amigo!

    This Gomez
    @REALThisGomez
    www.canto-e-conto.blogspot.com/2011/03/debutantes-sem-mamonas.html

    ResponderExcluir
  3. Putz, Shallen.. dá uma olhada no youtube e procura por uma dessas bandas aí: Restart, Cine...você vai ver como a qualidade caiu vertiginosamente.
    Po This, muito legal teu conto!

    ResponderExcluir