Xochiquetzal lido!


Ah, e não é que eu terminei a leitura do “Xochiquetzal – uma princesa asteca entre os incas”?
Uma leitura complicada, mas que faz valer a pena cada parágrafo!
Quando li as primeiras resenhas fiquei muito curioso para saber o que era essa tal História Alternativa e de como os escritores lidavam com ela. Fui atrás de algumas matérias, busquei alguns conceitos, e percebi que não era para mim. Quero dizer, não que eu não goste de ler, mas escrever ainda está longe. Já o companheiro Gerson Lodi-Ribeiro é um escritor talentoso, que mostrou todas as suas habilidades neste livro e me fisgou da primeira à última página.
O “Xochi”, como é carinhosamente chamado, é um livro muito bom, com uma linguagem rebuscada, e, ao mesmo tempo, fácil de compreender. Leitores mais maduros vão dominar a obra antes do fim das primeiras páginas, e os menos experientes provavelmente terão certa dificuldade, mas conseguirão.
Uma curiosidade: a linguagem do Xochiquetzal acabou me influenciando na criação de um dos personagens do Baronato de Shoah, o Kadriatus Dranchefels, em breve eu posto ago a respeito.
A capa do livro segue o padrão Draco de qualidade e possui uma ilustração muito bela da protagonista e da esquadra de Dom Vasco da Gama. Mas o que mais me chamou a atenção nele foi a qualidade das páginas e as “brincadeiras” que o Editor fez: só vendo para saber, mas garanto que ficaram ótimas!
Defeito? Só dois: a falta de um mapa, para o leitor acompanhar a jornada de nossos heróis, e um glossário com alguns termos. Entretanto, ambos os problemas serão resolvidos em uma segunda edição.
Em resumo, recomendo esta leitura, que figura como uma espécie de “Os Lusíadas” moderno aqui na minha estante. Se você está procurando uma saga grandiosa através dos mares ou uma maneira nova de enxergar a história, este é o seu livro.
Mais um ponto para a Draco, para a Ficção Nacional e para as Histórias (reais e alternativas).

Xochiquetzal – uma princesa asteca entre os incas
Autor: Gerson Lodi-Ribeiro
ISBN: 978-85-62942-02-0
Gênero: Literatura Fantástica
Formato: 14cm x 21cm
Páginas: 144 em preto e branco, em papel pólen bold 90g
Capa: Cartão 250g, laminação fosca, com orelhas de 6cm
Preço de capa: R$ 28,90

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou prestes a comprar esse livro. No mesmo pacote, vou pegar "Annabel & Sarah".
    Só não sei se espero a segunda edição para vir com mapa e glosário.
    Abraço!

    ResponderExcluir