Os limites da fantasia

Andei parando para pensar no Baronato de uma forma geral. Acho que caí num armadilha ao anunciar que este seria um "romance steampunk", afinal, quem deve decidir a qual gênero pertence uma obra é o público, e não o escritor.
Dizer, inicialmente "vou escrever um livro "Steampun" pode ser interessante para se ter uma linha de raciocínio, um ponto onde se queira chegar, mas até onde esta linha deve poder criações?
Umas três vezes isso aconteceu comigo enquanto escrevia o Baronato. Coloquei uns elfos numa parte da história, encontrando dois personagens na mata e levando-os pra suas casas. Depois, percebi que elfos distoam um pouco do clima steam (ok, ele deram certo no Castelo Falkeinstein...)mas no clima que o Baronato tinha até o momento, não cabiam elfos e criaturas muito mágicas.
O que fazer? Acabei colocando os elfos como bandidos comuns. Só que perdeu um pouco do charme.

Você também já passou por isso ao escreveR?

Um comentário:

  1. Delimitar,rotular , pretender e normal, fazemos isso o tempo inteiro. Acho que o que complicado quando , nós limitamos para fazer algo para outro e não para nos mesmos.
    Se fugir um pouco do Steampunk ok, deste que seja bom para você.
    Caso contrario seria, como vc tivesse recebido uma encomenda de livro. Nesse ponto vc tem que avaliar se esta de acordo com sua proposta inicial, e se o rumo que esta sendo tomando esta bom.

    Se estiver tudo certo ótimo, caso contrario vc pode ver as possibilidades de tomar outro rumo.

    Abraços

    ResponderExcluir