Todos os prêmios do presidente

Vencedor de quatro categorias da academia de cinema, o filme é lembrando até hoje como uma aula sobre ética e jornalismo.




Baseado no livro homônimo de Bob Woodward e Carl Bernstein, “Todos os homens do presidente” (Allan Pakulla, 1976) foi considerado um dos melhores filmes do ano em seu lançamento.

O Caso Watergate é considerado um dos mais constrangedores incidentes políticos da história norte americana. Envolvendo a C.I.A e o F.B.I, levou à desmoralização do sistema governamental da época e renúncia do então presidente Richard Nixon.

O que era para ser uma nota no caderno policial do Washington Post sobre cinco indivíduos que invadiram o prédio do Partido Democrata durante a madrugada, revelou algo muito mais profundo. Cada descoberta dos jornalistas Carl Bernstein (Dustin Hoffman) e Bob Woodard ( Robert Redford), levam às mais corruptas ações de um governo que se achava intocável.

O filme, claro, se dá a liberdade de criar um cenário jornalístico investigativo que está além de interesses políticos ou ideológicos. O que se aprende é a visão dos protagonistas de “busca pela verdade a qualquer preço”. Se houve, ou não, tal empenho dos dois, só nos resta descobrir. Mas na ficção temos o arquétipo do bem e do nessas figuraas: Bernstein (Hoffman) talentoso, displicente e fumante inveterado; Woodward (Redford) o bonzinho, esforçado e novato egocêntrico. Infelizmente não nos é dado tempo de ver seu crescimento como seres humanos, nem a forma como o companheirismo se torna amizade.
Afinal, a História é mais importante que os homens.

Um comentário:

  1. Também recomendo. É um filmaço daqueles que não se faz mais hoje em dia.

    ResponderExcluir