Para ler como um escritor - resenha

De Francine Prose, Para ler como um escritor, da Companhia das Letras, é um livro interessante para os viciados em leitura e que desejam se aprofundar nas técnicas ensinadas em cursos de formação de escritores. Coisa que é muito fácil de encontrar no exterior, mas ainda está engatinhando no Brasil (só conheço a Casa do Escritor e a Editora Terracota).
O livro mais parece uma reunião de aulas da autora (que ministrou cursos de escrita nos Estados Unidos durante cerca de vinte anos) e caminha na direção dos clássicos, pouco se atentando à literatura contemporânea. Isto é um erro? Não, afinal, quem melhor que os clássicos para nos ensinar algumas coisas sobre escrita?
Cada capítulo é dividido em elementos que a autora julga necesários a um bom livro: diálogos, cenas, personagens, ações. Cada um deles é analisado de maneira muito pessoal, com exemplos de aulas da própria autora, recortes dos livros que ela acredita ter os melhores trechos e criticas.
Alguns dos capítulos, entretanto, são cansativos. Pois são grandes demais e se repentem: é o problema clássico do professor, para explicar a matéria ele repete várias vezes a mesma coisa de formas diferentes, ou não, e acaba por confundir o aluno. O livro sofre deste mesmo problema, e pular páginas, de vez em quando, não altera sua leitura.
Uma coisa me incomodou um pouco: todos os livros que tem referências em notas de rodapé são da Companhia das Letras ou suas afiliadas (Companhia das Letrinhas, de Bolso, Zahar, Penguim) e livros de outras editoras nunca são citados, mesmo que haja traduções em nossa língua. Pega mal depois do fim do livro, onde as referências aumentam.
Pontos positivos?
Linguagem didática, carisma, conhecimento. Francine Prose esbanja estes elementos durante todo o texto e te faz mergulhar em suas análises com facilidade. Além disso, no fim do livro há uma lista de leitura com obras que ela acredita serem indispensáveis para qualquer pessoa.
Há também uma análise do professor Ítalo Mariconi, seguindo os moldes da autora. sinceramente? A análise dele é tão legal que merecia um livro para si. Ele também nos dá uma lista de livros indispensáveis.
Ah, apesar do título, "Para ler como um escritor" NÃ DÁ uma fórmula mágica para você se tonar um escritor de sucesso ou um clássico da literatura, ok?
OK?
Se algum livro te prometer isso, ele está mentindo.

2 comentários:

  1. Adorei sua resenha!! É sempre bom quando um blog diversifica dessa forma a indicação para o leitor!! Parabéns!!

    Quanto à obrigatoriedade dos clássicos, não concordo... Também não concordo que existam livros cuja leitura é OBRIGATÓRIA! Acho que um bom escritor tem que ler. Ponto. Não importa muito sobre o quê. Tem que enriquecer o vocabulário e aprimorar sua técnica.

    Beijos,

    Alba
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  2. Bom, concordo com que a Alba comentou aí em cima...

    E capítulos grandes e repetitivos fazem o livro ficar 'boring'

    Mas valeu pela dica de leitura ;)

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir