sobre o tempo

Tempo, mano velho, falta um tanto ainda eu sei. Pra você correr macio...

Rubem Alves escreveu certa crônica que me fez pensar bastante no tempo e de como ele afeta nossa passagem pelo planeta. Revelou o escritor que a maneira como olhamos para o tempo é distorcida, faça as contas e veja quantos anos você tem, contou? Muito bem, qual é o resultado?
Lamento dizer que você está errado(a). Você não tem o que acha ter. Nasci no dia 19 de fevereiro do já distante ano de 1983. Entretanto não tenho 27 anos, pois esse tempo a vida (ou a morte) já tirou de mim. É portanto um tempo de que não mais disponho. O ideal, na visão atenta de Alves seria dizermos que não temos mais tal idade, o que parece válido. Imaginemos que todas as pessoas morressem com a idade padrão de cem anos. O sujeito pergunta ao outro ‘quantos anos você tem?’ e o outro responde ‘tenho trinta anos’, ou seja, tem trinta anos [pela frente] o que significa que já viveu setenta. Nos aniversários, seria o caso de dizer ‘desfiz tantos anos’ já que na verdade o tempo nos desconstrói no decorrer da existência. Nascer é começar a morrer.
Tudo isso para dizer a vocês que na última sexta-feira desfiz 27 anos.

O czar Aleksander II assinou, naquele dia, uma "generosa" proclamação para ser executada com a maior rapidez. Ela se referia à libertação de 20 milhões de servos ("escravos virtuais") do território russo. A proclamação dessa ordem libertária foi aplaudida e recebida com alegria, até que se soube que ela estava amarrada a algumas exigências. Entre elas, estava uma condição: para que a terra fosse concedida aos novos homens livres, eles deveriam pagar uma "taxa de redenção" para o governo e uma outra taxa para seus antigos senhores.

Poucos, pouquíssimos tiveram condição de cumprir a exigência.
Isto em 1861, em 19 de fevereiro.

Para quem deu algum crédito nessas linhas, leiam Desfiz 75 anos, de Rubem Alves.
Tempo amigo, seja legal, conto contigo.

Para encerrar, confiram a dica quentíssima desta semana, diretamente do site do ministério das relações exteriores: Não viaje para o Irã com vistos ou carimbos de Israel em seu passaporte. Certifique-se que não há vistos ou carimbos de autoridades israelenses em seu passaporte. A República Islâmica do Irã não reconhece legalmente o Estado de Israel. Antes de solicitar visto ou viajar para o Irã, certifique-se que não há vistos ou carimbos de autoridades israelenses em seu passaporte. Caso contrário, sua solicitação de visto, ou até mesmo sua entrada no território iraniano, poderão ser negadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário