Nas ondas do rádio

Esse é o último post que faço trazendo indicações de coisas que me agradam. Conhecimento a gente passa para frente e faz circular, feliz fico de compartilhar as coisas que me agradam. Acompanho com atenção a rádio Cultura (103.3 FM) já há alguns anos, e muitos de seus programas são verdadeiras preciosidades. Todos os dias a partir da meia-noite: jazz, recitais pianísticos e música barroca; músicas excelentes para varar a madrugada em companhia de boa leitura, uma boa cerveja ou mesmo um cigarro caso a insônia teime em passar a noite com você. Aos domingos, a partir das oito da manhã, vale a pena ouvir Organum Plenum, algumas músicas trazem paz e acompanham bem uma meditação, já outras podem deixar seu domingo fantasmagórico. Às dez, é hora do Encontro com o Maestro, uma iniciativa fantástica que objetiva aproximar as pessoas do universo da música de concerto, o apresentador responde dúvidas dos ouvintes sobre música em geral de maneira bastante simples e agradável, o aprendizado é garantido. Aos sábados, às 22hs vocês conferem no Mapa Mundi músicas do Irã, Índia, Suécia, Albânia, Grécia, Japão, Iraque e muito mais. Destaco por fim A Celebração do Dia, todos os dias às oito da manhã, não percam. Só não tentem se comunicar com o apresentador, a rádio o esconde de tudo e todos, Cyro del Nero é professor da pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da USP. É mais fácil encontrá-lo lá.

Para quem vive dando F5, recomendo duas boas emissoras: a Bandnews (96,9 FM) e a CBN (90.5 FM). Já quem quer escapar do estresse barulhento de São Paulo pode optar pela Alpha ou pela Antena Um (101.7 FM e 94.7 respectivamente).

A rádio USP (93,7 FM) apresenta às nove da manhã de domingo seu Empório Musical com o melhor da MPB produzida até a década de sessenta. Vale a pena conferir todo o site, os programas são de altíssimo nível, é possível ainda conferir as edições anteriores em podcast.

Uma dica curiosa é a rádio Mundial (95.7 FM). Todos os domingos, às 21hs, é levado ao ar o programa “Armênia Eterna”. Trata-se de um programa voltado à comunidade armena com locução bilíngue. As músicas vêm da Turquia e, obviamente, Armênia. Apenas um conselho: não ouçam essa rádio nos demais dias e horários, a programação é deprimente.

Espero ter demonstrado que, apesar do avanço tecnológico, o rádio ainda vive muito bem e tem seu público fiel. Apesar da internet, dos livros, dos celulares etc., há coisas que só o rádio ensina e de outra maneira seriam inacessíveis. Podem acreditar. Façam o teste, durante uma semana tentem acompanhar as indicações feitas aqui. Vocês vão se surpreender com o volume de informação. Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário