José de Alencar e o câncer

Tem me impressionado bastante e até comovido a luta do vice-presidente José Alencar. Já foi internado mais de dez vezes nos últimos meses em sessões intermináveis de quimioterapia para tratar de um câncer no intestino, mal de que sofre há doze anos, além de fazer tratamento experimental nos Estados Unidos. Os tumores são teimosos! Após serem extirpados, voltam em lugares diferentes. Sua rotina de entra e sai no hospital Sírio-Libanês já é conhecida das pessoas que passam por ali e também da imprensa.

É incrível o otimismo e esperança desse Senhor (ele merece maiúscula) de 77 anos, que não se dá por vencido e trata com desprezo uma das doenças mais assustadoras que conhecemos. “Eu não tenho medo nenhum de o tumor voltar, ele está acostumado a montar em cavalo brabo”. Ao se recuperar de uma cirurgia, não demonstrou o menor sinal de fraqueza e informou a equipe médica de que definitivamente não iria parar por ali, queria e ia ver seus bisnetos, ao que o médico responde “sim senhor, devem nascer em duas semanas”. José de Alencar, mais vivo do que nunca, corrigiu o amigo “não doutor, quero ver a formatura!”

Estudo recente feito nos Estados Unidos aponta que mulheres otimistas vivem mais. Uma outra pesquisa holandesa concluiu que ser otimista reduz o risco de problemas cardíacos nos homens. Isso acontece porque os pessimistas apresentam altos índices de pressão alta e colesterol. Quase cem mil mulheres foram observadas para a pesquisa, publicada na revista Circulation. Pensar positivo ajuda a enfrentar adversidades. Entre as pessoas mais sorridentes, é maior o número de praticantes de atividades físicas. De acordo com a porta-voz do British Heart Foundation, emoções hostis liberam substâncias prejudiciais ao organismo. "Atitudes otimistas ou hostis podem estar associadas a comportamentos que têm implicações para a saúde, como fumar ou seguir dietas ruins, o que pode também influenciar a saúde do coração. Uma boa coisa para todas as mulheres é que, independentemente da sua natureza, fazer escolhas saudáveis como não fumar e comer bem terá muito mais impacto sobre a saúde do seu coração do que a sua atitude.” As informações são da BBC Brasil.

Entre as façanhas, resistiu a mais de 18 horas de operação para retirada de mais de 18 tumores entre próstata e intestinos, dá para imaginar a complexidade e o perigo de uma cirurgia de 18 horas? Em todas as aparições, o vice-presidente se mostra firme, uma verdadeira muralha, nada parece afetá-lo. Sua estratégia de tratar um câncer como quem trata um resfriado parece ser fácil ou mesmo tola na visão dos pessimistas de plantão (esses sim grandes tolos). Ele é sim um forte. O Brasil deveria aprender com ele. Um dos poucos momentos em que ricos e pobres são absolutamente iguais é na doença, o fato de ricos terem acesso aos melhores médicos, hospitais e tratamentos do Brasil ou mesmo do mundo não é garantia de cura ou sobrevivência, Ruth Cardoso, Maria Rita, Leandro e Mário Covas (não) estão aí para comprovar.

Como seríamos se nas horas mais difíceis de nossas vidas não tivéssemos abandonado a esperança? Ser otimista diante de um diagnóstico desanimador ou de uma tragédia aparentemente é menos difícil para aqueles que usam deus como refúgio. A religião é o espaço para a esperança na vida dessas pessoas. Entre os que não acreditam em vida após a morte talvez prevaleça o desânimo, a entrega completa, a submissão diante do desafio. Como o Brasil seria nas mãos de um homem como José de Alencar, que não se entrega tampouco perde o controle e a alegria de viver diante da morte iminente, seja pela doença, seja pela idade?

Recentemente, em entrevista, declarou “sempre peço a deus que não me dê um único dia a mais de vida do qual eu não possa me orgulhar”, uma lição de vida para crentes e ateus. Para quem aprecia Pink Floyd, recomendo que ouçam atentamente a última frase da canção “Hey You” e sintam a angústia, o desespero e a mágoa de Roger Waters ao indagar “Ei! Não me diga que não existe esperança em nada?” Apesar de narrar uma existência vazia e amarga de maneira pessimista (no matter how he tried, he could not break free), a canção é sublime, delicada, agressiva, revoltada, mas sobretudo, inesquecível.

Sejamos todos inscritos no livro da vida.

Um comentário: