Fitness

Adentramos o mês de outubro, e o fim do ano está cada vez mais próximo. Não vai demorar muito para vermos aquela explosão insana e ridícula de corpos na televisão. Academias, dietas, equipamentos e mais um monte de tranqueiras para você se turbinar para a estação mais quente do ano. Chega a ser patético o culto ao corpo em detrimento da inteligência. É de chorar ver como as propagandas são simplórias e, apesar disso, as academias lotam, as pessoas buscam mais “qualidade de vida” e as prateleiras dos milk-shakes são as primeiras a se esvaziarem.

Um comercial muito do cretino envia dicas de “saúde” pelo celular a toda imbecil que enviar a palavra “magra” (olha o estereótipo) para certo número. É lamentável que o Ministério Público ou o Cade não se manifestem contra propagandas de tão baixo nível como essa. Nessas horas o lado animal aflora, somos um bando de famintos por sexo e só vamos à praia ou à academia para apreciar a exposição dos corpos e escolher qual deles será o mais bem preparado para a cópula, qualidade de vida uma ova! As pessoas querem mesmo é se exibir para o sexo oposto, é a dança do acasalamento.

Desde 2006 corro a São Silvestre, é um dos raríssimos momentos que encontrei para pensar em mim e, por que não, também na minha qualidade de vida. Faço o possível para não ser uma pessoa sedentária. Faço alongamentos, prefiro escadas, faço algumas flexões e abdominais em casa porém nada muito puxado nem muito regular. Tudo para tentar manter algum condicionamento, por menor que seja.

Há alguns meses, assisti a um bate-papo no SESC Vila Mariana com o Drº Drauzio Varella (ótimo escritor por sinal). Ele disse algo que arrancou risos da plateia mas que achei super verdadeiro. Com todo o respeito aos profissionais de educação física, o médico explicou que a desgraça do homem é ficar inventando baboseiras para tentar ter uma vida feliz. Com isso, tenta cada vez mais se distanciar dos animais, o que é inútil, nós somos animais. Na natureza, os animais ditos irracionais só desprendem energia basicamente para duas coisas: comida e sexo. Se um leão, um búfalo, um tucano, um macaco ou uma girafa têm alimento e sexo, eles deitam e ficam... numa boa. Até que algum dos dois acabe, ele só vai se mexer para conseguir reunir novamente esses dois ingredientes mais vitais. Se não for por isso, eles não se mexem (fugir do predador é óbvio né?). Por que o homem acredita que precisa fazer exercícios para ser feliz? Ok, não há dúvidas de que atividades físicas regulares retardam o envelhecimento, evitam uma série gigante de outras complicações naturais, garantem músculos fortalecidos, aumentam a longevidade etc e tal. Agora, é preciso entender que tudo isso, por mais comprovado que seja, é paranoia humana. Se você for ao zoológico, você não verá a onça fazendo sua corridinha matinal para se manter em forma, nunca verá cabras disputando os 100 metros rasos, muito menos um elefante fazendo alongamento, tai chi chuan, lian gong ou sei lá o quê. E agora de que lado ficamos? Dos animais e seguimos nossa tendência natural a buscar apenas o prazer e evitar o sofrimento ou suamos na esteira fazendo exercícios alucinadamente e negamos nossa origem? Cartas para o escritor. Por mais benéfico que seja se exercitar, acredito que a grande maioria das pessoas “normais” acha essa prática simplesmente penosa. É como uma tese filosófica que diz “o prazer só vem quando o prazer acaba” mas aí já entramos em outro departamento. Eis tudo, boa semana.

Aviso aos loucos: depois de aprender a rabiscar em árabe, japonês, armeno e russo, chegou a vez de aprender o idioma coreano. A Casa das Rosas abrigará em parceria com o Consulado-Geral da República da Coreia aulas demosntrativas e informativas sobre o sistema de escrita daquele país, conhecido como Hangoul. Segundo pesquisas não muito aprofundadas deste humilde blogueiro, coreanos e russos são os únicos que conhecem em detalhes a história de seu alfabeto (termo não adequado para se referir aos ideogramas coreanos) e apontam quando foi criado, por quem e em que circunstâncias. Agora já dá para enviar pedidos de paz ao ditador Kim Jong Il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário