Éride - Hades

Hades sempre se ocupa com os assuntos infernais sem poder esconder certa satisfação. Mas nesse dia - o dia da criação de seu Filho - estava quase eufórico. Decidiu que visitaria algum morto.

Visitou um de nome Torein, que estava no Tártaro, o lugar mais nefasto de todos os lugares nefastos que já nasceram e morreram na Eternidade. Hades nunca tinha ouvido falar deste morto em particular em seus domínios. Viu que Torein era raquítico e horroroso. Sua pele quase deixava os órgãos internos à mostra; um resquício de cobertura esquálida largada sobre os ossos. E Torein ficava no lugar mais seco do Hades, com a cabeça erguida e boca aberta em uma atitude boçal e vaga. Hades olhou para cima e viu que nuvens negras se formavam. Depois tomou a ficha de Torein (isso foi na época em que todos os mortos tinham uma ficha fixada em seus traseiros que continha seus dados pessoais e - para a diversão de Hades - a descrição de seus castigos). Leu em voz alta: “Torein - 750 anos. Morto aos dezesseis. Condicional no Érebo em onze mil anos. Castigo: Torein está com sede. Nuvens negras se formam sobre ele. A cada quarenta e dois minutos cai uma gota de chuva.”

Hades levantou os olhos novamente e fez: “Hmm”. Aí uma gota de chuva formou-se lá em cima e veio descendo, longe uns trinta metros do morto imóvel. Repentinamente aquela figura estática, cuja compleição lembrava um crustáceo, fez seus músculos flácidos e enfraquecidos pela inanição moverem-se estalando. E correu, os olhos estatelados, a língua tremendo fora da boca até que a gota espatifou-se no chão arenoso e Torein caiu atrás, em prantos secos. Negou o acontecimento, gritando muito. Mas reconstitui-se a seguir e retomou vagarosamente sua eterna posição. Colocou a cabeça levantada novamente, grunhiu e esperou, silencioso.

Hades foi até ele. Perguntou:

- Que qualidade meu filho deve possuir, alma condenada?

- Que qualidade?- redarguiu Torein. - A qualidade de nunca, em hipótese alguma, chegar a ter esperança em algum momento de sua vida. Esta é a melhor qualidade que alguém pode ter nessa e em outras realidades.

Hades nada disse.

Mas pareceu concordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário